sábado, 31 de outubro de 2009

CJovem em PDF

Termina o mês de Outubro, o mês missionário por excelência, e o CJovem teima em não deixar esquecer todas as actividades que envolveram os cristãos (em especial os JMC) durante este mês.

Foi um mês muito activo em termos de iniciativas e momentos de reflexão, mas deixamos a vossa curiosidade fazer o resto...

Aqui vos deixamos o mais recente exemplar do CJovem em PDF.

Não deixem de ver, também, os restantes exemplares AQUI.

CJovem

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Retiro Missionário para Jovens

NOT SECRET! Só para jovens

O Tempo de Advento, para os cristãos, significa "tempo de espera". E o que esperamos? Esperamos tempos melhores, tempos de paz e de justiça, tempos de mudança na nossa vida que nos levem a saborear novas experiências que libertam o coração.

Participar num retiro missionário para jovens é o convite ideal para tratarmos de descobrir, através do Silêncio, da Partilha e da Contemplação da Criação, os sinais evidentes da presença do Deus, que nos criou, e que está disposta a "renascer e renovar" toda a nossa vida.

Atreve-te a passar um fim-de-semana diferente e capaz de mudar a tua vida para melhor!

Para participar precisas de levar:
+ Total disponibilidade
+ Saco cama e ‘set’ de higiene pessoal
+ Coragem para fazeres uma experiência forte e diferente
+ 15 Euros de inscrição (inclui refeições e material de reflexão)
+ Coração, olhos e ouvidos apurados para descobrir a aventura da Missão
+ Bíblia, caneta e caderno de uso pessoal


O retiro será no Centro de Espiritualidade e Missão dos Missionários da Consolata, em Águas Santas (Porto) nos próximos dias 4 a 6 Dez 09.

Inscreve-te já e reserva o teu lugar AQUI até ao dia 30 de Novembro e espera a nossa confirmação!

Maurício Guevara

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A normalidade anormal

“A maioria dos adolescentes acha que o bullying em contexto escolar "sempre existiu e continuará a existir" e encaram com "pessimismo e resignação" o fenómeno, o que torna difícil uma intervenção eficaz e deixa pouca esperança à sua erradicação. São estas as principais conclusões de uma tese de doutoramento apresentada na Universidade de Granada, em Espanha, e que foi coordenada, entre outros, pela investigadora portuguesa Ana Maria Tomás Almeida, da Universidade do Minho.” (…)
O estudo refere que a aceitação do bullying como uma rotina e algo natural nas relações sociais entre os jovens é crescente. "Essa indiferença dos jovens face ao fenómeno deve-se sobretudo à banalização e tolerância da violência na escola e na sociedade em geral nas mais variadas situações, nos jogos de vídeo, na televisão, etc", comentou ao PÚBLICO Sónia Seixas, doutorada em Psicologia e autora de uma tese sobre bullying. "Se não existe intervenção por parte de uma figura adulta, há como que um reforço não dito, a atitude agressiva intensifica-se", sublinha Sónia Seixas. E acrescenta: "Este fenómeno surge de uma necessidade de afirmação normal na adolescência; no entanto, o bullying não é normal, essa afirmação pode ser manifestada de formas saudáveis."

O texto pode ser lido AQUI. Mas esta amostra já é o bastante para nos deixar preocupados.

Que esta tese mostre que a violência é encarada com normalidade pelos jovens, é motivo mais que suficiente para repensar todo o sistema: do familiar ao social, do escolar-educativo ao dos valores.
As escolas não podem ser 'caldo de cultivo' de gerações educadas no melhor dos planos tecnológicos - dos quadros interactivos ao Magalhães - mas que não conseguem transformar o 'muito saber' em sabedoria de vida; que não sabem que Jesus Cristo é grito de vida e de paz que atravessa gerações, ou que, por exemplo, Martin Luther King sonhou um sonho, daqueles que arrepiam, porque grávidos de utopia, de ideal, de futuro, de horizontes de sentido.
Quando o que deveria ser a excepção se transforma em regra, ou seja, em ‘normalidade’, há que dizer que isso é o princípio da banalização. E todas as banalizações são preocupantes. A agressividade e a violência não podem ser consideradas normas de conduta, atitudes 'normais'. Não é normal! Não pode ser 'normal', e basta! Há que agir em conformidade. É que é muito difícil alterar o que um dia se banalizou.

Graças a Deus - posso afirmar - conheço muitos jovens que se esforçam por abrir e trilhar caminhos de paz e por promover a cultura da não-violência.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” (Mt. 5,9).

A. Brás

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Carta a um Missionário/a


A ideia veio há algum tempo, depois passou, voltou a aflorar, algo mais amadurecida, e... tivemos que dar o braço a torcer. E o mês missionário, que quase termina, é ideal para lançar iniciativas como esta. Mas vamos ao que interessa!
O CJovem, através do Secretariado para a Missão dos Missionários/as da Consolata, lança-te um desafio.


Escrever uma CARTA A UM MISSIONÁRIO/A

Pode ser um missionário que já conheças ou um missionário imaginário.

O envio dos textos (que devem ser originais) deve ser feito unicamente através de correio electrónico para o email: secretariadoamv[at]consolata.pt, com o assunto "Carta a um missionário".
Atenção! O e-mail deve ser válido pois será através dele que te iremos contactar.

Texto: Uma página A4;
Letra: Times New Roman;
Tamanho: 12;
Espaçamento entre parágrafos: 1,5
Formato: .doc (Word).

Data limite de entrega: 15 de Novembro 2009

Prémio: Uma assinatura anual da revista Fátima Missionária, para ti ou para ofereceres a alguém, e um exemplar do livro "Pontos de Luz", colectânea de pensamentos do Beato José Allamano.

O vencedor será divulgado aqui, no CJovem, no dia de Cristo Rei, 22 de Novembro. Os membros do Secretariado para a Missão dos Missionários/as da Consolata (composto por 10 elementos, entre padres, irmãs e e leigos) será quem vai decidir o vencedor.

Mais informações através do email indicado acima.

Põe o teu talento a render!

Nota: Não deixes de participar se o prémio não te interessa, pois este é apenas um estímulo.

CJovem

domingo, 25 de outubro de 2009

Relatório sobre os jovens, a droga e o álcool


AQUI foi falado acerca do consumo de álcool entre os jovens, dos seus malefícios e quais as suas causas.
Foi hoje publicada uma notícia no JN (
ler AQUI) dando conta de um relatório que irá ser entregue à Comissão Permanente de Saúde e que fala da diminuição do uso de drogas entre os jovens. Porém, esse mesmo relatório, refere que o consumo de álcool continua (ainda) a aumentar, chega-se mesmo a referir que esse aumento se pode dever ao facto de que os jovens, para evitarem as drogas, se refugiam na bebida.

Qual a tua opinião? O álcool será mesmo a solução para evitar que se caia no vício das drogas?
Não será trocar apenas um vício por outro?
Ou a questão está a ser empolada, os jovens apenas se querem divertir e o álcool é a forma mais eficaz para o fazer?


CJovem

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Bíblia para todos (actualizada)

O Livro dos Livros – a Bíblia - têm uma nova edição. Foi lançada na última terça-feira, em Lisboa.

Preparada pela Sociedade Bíblica de Portugal, numa tradução conjunta de católicos e evangélicos, e editada pela Temas e Debates e pelo Círculo de Leitores, esta nova tradução quer chegar a todas as pessoas. É o próprio título a dizê-lo: ‘A Bíblia para todos’.

Esta edição é considerada pelos responsáveis totalmente inovadora no mercado editorial em língua portuguesa.

Alfredo Abreu, da SBP, explica: “criámos esta nova edição, sem aquele tipo de elementos que habitualmente acompanham a Bíblia, que é a divisão por capítulos, secções, versículos e notas. Retirámos isso tudo e criámos um texto simples, limpo, acessível com uma linguagem visual atraente para poder chegar à maioria das que não frequenta nenhuma igreja, não pratica nenhum culto, mas tem interesse e curiosidade neste texto”.

Esta iniciativa possui também um sítio na internet que servirá de complemento à própria Bíblia. De momento ainda está em construção mas deixamos AQUI o link para referências futuras.

Relacionada também com o tema desta notícia temos a sondagem:

A Bíblia já foi traduzida em 2.454 línguas diferentes; faltaria traduzi-la ainda em cerca de 4.500 (dados de 2008). É o livro mais traduzido do mundo; o maior best seller.
Pergunta: Como me relaciono com a Bíblia?


- É a minha fonte de alimento espiritual
- Leio e rezo a Bíblia, mas pouco
- Leio-a por mero interesse literário/intelectual
- Não tenho Bíblia.

- Tenho-a mas não a leio


Uma vez mais, pedimos para votarem e aprofundarem aqui as vossas opiniões.


CJovem
_____________________________________
Sondagem:

A Bíblia já foi traduzida em 2.454 línguas diferentes; faltaria traduzi-la ainda em cerca de 4.500 (dados de 2008). É o livro mais traduzido do mundo; o maior best seller. Pergunta: Como me relaciono com a Bíblia?

É a minha fonte de alimento espiritual 43% (14 votos)
Leio e rezo a Bíblia, mas pouco 37% (12 votos)
Tenho-a mas não a leio 18% (6 votos)
Leio-a por mero interesse literário/intelectual 0% (0 votos)
Não tenho Bíblia 0% (0 votos)

Votos apurados: 32


A rocha

Certo homem dormia na sua cabana quando, de repente, uma luz invade a escuridão do seu quarto e aparece Deus para falar com ele.
O Senhor tinha uma tarefa para ele cumprir, mostrou-lhe uma rocha enorme que se encontrava em frente à sua cabana e explicou-lhe que deveria empurrar aquela rocha com todas as suas forças.

O homem assim fez, dia após dia, mês após mês, ano após ano… empregava todas as suas forças a empurrar a rocha fria, regressava à cabana cansado, queimado do sol e dorido do esforço mas sem que a rocha se tivesse movido um só centímetro que fosse.

O homem começou então a sentir-se frustrado, tinha acatado as instruções que Deus lhe dera e, tanto anos passados, ainda estava na estaca zero. Teria Deus querido apenas zombar dele?
Uma pedra tão grande era impossível de mover, ainda por cima por apenas um homem.
Tinha dedicado tanto esforço e tempo da sua vida a tentar cumprir uma tarefa impossível, estava prestes a desistir… Sim! Estava decidido, ia desistir de tamanha tarefa.

Antes de o fazer, porém, decidiu falar com Deus, explicar-lhe a sua decisão e pedir explicações por tamanha tarefa que lhe tinha sido imposta.
Dirigindo-se a Deus questionou-o a cerca das suas razões:
“Senhor, dediquei tantos anos e esforços a tentar cumprir a tua vontade, mas a rocha não se moveu nem um milímetro, qual a razão do meu fracasso? Porque me pediste tal coisa?”

Meu filho – respondeu Deus – quando te pedi que Me servisses tu aceitaste. Disse-te que a tarefa era a de empurrar a rocha e tu nem hesitaste um momento sequer.
Nunca te disse que o objectivo era o de a mover. Apenas te pedi que a empurrasses.
Agora vens diante de mim dizer que fracassaste? Que desistes?
Meu filho, olha para ti, vê como o teu corpo cresceu e ganhou músculo, como tens a pele bronzeada do sol e as mãos calejadas… Apesar das dificuldades por que passaste tu estás forte e saudável.

Claro que não moveste a rocha, mas o objectivo era de mostrar a tua obediência e fé em mim. Isso conseguiste-o! Agora meu amigo, Eu moverei a rocha.

Por vezes, quando escutamos a Palavra de Deus, queremos compreendê-la no seu todo, descobrir o seu sentido, avaliar se vale ou não a pena a decisão que tomamos. Mas, na verdade, o que Deus nos pede é que confiemos Nele, que O sigamos e obedeçamos, nada mais.
A fé move montanhas, mesmo se, no fim, quem as move seja Ele.

Autor desconhecido

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Os 'maus costumes' de Saramago

Saramago gosta de uma polémica. Está-lhe no sangue. E está no seu direito. As declarações polémicas foram, agora, proferidas a propósito do lançamento mundial de ‘Caim’, o novo livro do Nobel português. (ver aqui)

A dúvida está no ‘timing’ escolhido. Há quem lhe aponte o oportunismo do marketing que, para fazer o milagre da multiplicação da venda de exemplares deste novo livro, acabadinho de sair, nada melhor que fazer falar dele e do seu autor. A fórmula publicitária está comprovada e funciona. Bem ou mal, mas falem de mim!

Entre outras coisas, diz ele que “a Bíblia é um manual de maus costumes e o pior da natureza humana”.

Não sabe Saramago que a Bíblia tem tudo o que a natureza humana tem, sem tirar nem por? É a condição humana nas suas tensões, na sua verdade.

Na Bíblia está o ser humano tal como Ele é. E é com esse ser humano que Deus vai fazer caminho. Deus é autor da Sagrada Escritura, mas o homem também é. Ali estão as histórias reais da vida de um povo, aliás, de muitos povos. É um livro que atravessa milénios, acompanhando a própria história da humanidade, tal como ela é: nua e crua, sem o “Photoshop” de uma mão, a esticar aqui, a retocar ali, a corrigir acolá, como faz Saramago com os seus livros, antes de os publicar.

Por outro lado, parece-me que o autor de livros como ‘Memorial do Convento’ tem pouca legitimidade, ou mesmo credibilidade, para falar de religião. Ou talvez tenha a mesma que tenho eu para falar da complexidade do processo da procriação assistida. Nenhuma, ou quase!

Caro Saramago, não queria terminar este texto sem lhe oferecer, tirado desse livro “de maus costumes” apenas uma belíssima página: as Bem Aventuranças, do evangelho de Mateus. (Mt. 5, 3-12). Se não for muito pedir, leia, em especial, e com coração disponível, o versículo 8: ‘Felizes os puros de coração, porque verão a Deus’.

Albino Brás

13 anos ao serviço da Missão

20 de Outubro de 1996. Já lá vão 13 anos. Muito tempo no calendário. Pouco tempo na minha vida. Parece que foi ontem. Foi na Igreja da minha freguesia, em Pussos (Alvaiázere). Naquele dia, um templo sem bancos, para caber mais gente. E teria sido necessária outra igual! Era mesmo muita gente! De Madrid, da paróquia Nsa Sra de las Fuentes, veio um autocarro cheio, na maioria de jovens.. Como estudante de teologia ali realizei a minha actividade pastoral. E ali fui ordenado diácono. Uma comunidade fantástica com um pároco - o P. Eusébio - que muito me acompanhou.
A Missão é de Deus. E a Ele, fonte de todo o Amor, só tenho a agradecer. Colocou a sua confiança em mim. Tentei resistir. Ele venceu. Obrigado por insistir!
Fiz-me Missionário da Consolata. Enviado a consolar sem fronteiras. Chamado a abrir horizontes. Os horizontes do evangelho.
Do Deus da vida tenho recebido forças para superar as minhas dúvidas ou, pelo menos, encontrar-lhes um sentido. Ele fortalece-me nas fraquezas, nas fragilidades.
Obrigado, Senhor, porque sempre estás presente, acompanhas, levantas do chão. Tantas vezes sinto o teu “Levanta-te e anda”; “Vai e põe-te a caminho!”
Neste Ano Sacerdotal, agradeço pelo dom do sacerdócio. E uma coisa só Te peço, oh Deus: ajuda-me a perseverar na tentativa de me recriar em cada dia, como servo Teu, ao serviço do evangelho da Consolação. Onde quer que me encontre. Ámen.

Albino Brás

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DMM09: Vigília Missionária em Fátima

Outubro é o mês das missões!

Dia 18 de Outubro é o dia mundial das missões e dia 17 do mesmo mês foi a vigília missionária realizada por nós, jovens missionários da Consolata, na capela do instituto em Fátima.

A esta actividade missionária juntou-se a nós um grupo de jovens do 10º ano de catequese e juntos lembrámos “os povos dos cinco continentes, a sua realidade tão rica e diversa de culturas, línguas e costumes e todos os missionários que trabalham com cada um destes povos.

Terminada a nossa vigília convidámos todos os presentes a irem connosco até ao centro de animação para beber um chá e comer uns bolos.

Em relação aos novos membros, bem, esses tiveram mesmo de entrar na “Olaria de Deus”.

Juliana Batista, JMC

DMM09: Cacém a todo o vapor!

Jovens ligados aos Missionários da Consolata, e o grupo de jovens Kerigma do Zambujal, demonstraram que é possível trabalhar em rede quando o assunto é Missão. “Todos juntos em rede pela missão”, diziam os jovens.

Com o objectivo de partilhar o carisma da Consolata, animar e levar os outros a viver verdadeiramente o seu ser missionário, estes jovens uniram-se e, juntos foram capazes de organizar vigílias missionárias, onde levaram a comunidade a rezar e refletir sobre os problemas missionários no mundo inteiro e a assumir a dimensão missionária de cada pessoa na igreja.

A primeira vigília missionária foi realizada com muito sucesso na Paróquia da Buraca, sexta feira, dia 16 e a segunda, sábado, dia 17, no Centro Comunitário do Zambujal, ambos localizados na periferia de Lisboa.

O Padre Maurício, responsável pela comunidade e o seminarista João Batista, que está a fazer o ano de serviço no Instituto no Cacem, ficaram satisfeitos e contentes com esta demonstração de fé e coragem dos Jovens. Nas reflexões feitas às pessoas que participaram das vigílias, o Pe. Maurício convidou a todos a fazer missão com a boca e com o coração, sendo testemunhas do evangelho na realidade onde vivemos.

Foram momentos realmente significativos para as duas comunidades”, assim afirmava um jovem que participou nas duas vigílias.

João Batista

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Igreja (de)missionária (actualizado)

Este blogue já deu conta das conclusões de um inquérito feito, em conjunto, pelas Obras Missionárias Pontifícias e a Fundação Evangelização e Culturas e que aponta para uma diminuição dos missionários portugueses a trabalhar no estrangeiro, em cerca de um terço, no período entre 2002 e este ano (confere AQUI). A boa noticia é a de que existem cada vez mais leigos, sobretudo em experiências missionárias, ainda que, a maioria, de curta duração.

Estamos no mês missionário; neste domingo, 18, celebramos o Dia Mundial das Missões. A meditação que o P. Vilarinho preparou para esse dia é suculenta. Reflexão inspirada nas leituras desse dia, e no que a Igreja celebra, convido-vos a ler e meditar com alguma atenção. Ajuda, sem dúvida, a descobrir a importância e a urgência que a Missão tem ainda hoje, em pleno século XXI. (Lê a reflexão AQUI.).

Se Cristo deve ser dado a conhecer a todos os homens e a Palavra de Deus é um bem que deve ser partilhado com todos os povos, disso creio que estamos todos de acordo. A Igreja continua a afirmar a urgência da Missão Ad Gentes, hoje, aqui e agora.

Não sei se é impressão minha, mas nota-se uma tendência, em alguns círculos da Igreja actual, em afirmar que ‘tudo é missão’. Uma ideia algo perigosa e que pode estar a contribuir para um certo abrandamento do espírito e o compromisso missionário além-fronteiras. Quando tudo é missão nada é missão.

Depois de dois mil anos continuamos a dizer que “A messe é grande mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10). E a tendência, no que se refere às vocações para a vida religiosa missionária, é a de decrescer. No entanto, continua a haver gente sedenta de conhecer Deus e a faltar quem O anuncie, quem evangelize e ajude a fundar, organizar, pastorear comunidades de vida e de fé, animadas pela esperança.

Afinal, queremos uma igreja missionária ou (de)missionária?
O inquérito que agora disponibilizamos vai nesse sentido.
“A missão ad gentes deve ser a prioridade dos planos pastorais da Igreja” (Bento XVI). Outros papas fizeram afirmações semelhantes. Sentes que a dimensão missionária da Igreja está presente no plano pastoral da tua diocese, paróquia, grupo, movimento?

- Sim!
- Se está, não se nota!
- Não!
- Ainda não! (tenho esperanças)

Vota no inquérito e, se queres partilhar a reflexão e o debate com a tua opinião vai à caixa de comentários e 'põe a boca no trombone'!

CJovem
_______________________________________________________________________
Sondagem:

“A missão ad gentes deve ser a prioridade dos planos pastorais da Igreja” (Bento XVI). Outros papas fizeram afirmações semelhantes. Sentes que a dimensão missionária da Igreja está presente no plano pastoral da tua diocese, paróquia, grupo, movimento?

Se está, não se nota! 36% (18 votos)

Ainda não! (Tenho esperanças!) 32% (16 votos)

Não! 18% (9 votos)

Sim! 12% (6 votos)

Votos apurados: 49

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LEVANTA-TE E ACTUA!

Trata-se de uma iniciativa internacional ("Stand Up and Take Action") do "Global Call Against Poverty" e da "Millenium Campaign" , que em Portugal é coordenado pela Pobreza Zero, Objectivo 2015, Desafio Miqueias e OIKOS.

Entre os dias 16 e 18 de Outubro, decorrerão em todo o mundo uma série de acções para alertar os governos da necessidade de cumprir as promessas de acabar com a pobreza extrema e de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

Para mais informações consultar o site www.levanta-te.org.

O que é o "Levanta-te e Actua"?
É um apelo global para agir contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Em todo o mundo entre os dias 16 e 18 de Outubro, as pessoas vão, literal e simbolicamente, levantar-se e fazer-se ouvir exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015. No ano passado, mais de 116 milhões de pessoas participaram e estabeleceu-se um novo Recorde Mundial Guinness. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa. Este ano, queremos voltar a bater esse recorde para que a mensagem seja ainda mais ouvida. Cada um e cada uma de nós conta!

PORQUÊ 17 DE OUTUBRO?
Há 26 anos, a 17 de Outubro, foi criado o Dia Mundial Para a Erradicação da Pobreza Extrema, de forma a assinalar a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza no mundo. Liderados pelo Movimento ATD Fourth World, aconteceram diversos eventos públicos a nível mundial 1992, ano em que as Nações Unidas reconheceram essa data como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.Desde a sua criação, este dia tem-se tornado uma oportunidade de protesto para todos os cidadãos e cidadãs que acreditam poder contribuir para a erradicação da pobreza extrema.

QUAL É A MENSAGEM?
O slogan central em 2008 é “Levanta-te e Actua”. As coligações de cada país determinam depois as suas mensagens políticas de acordo com as prioridades nacionais, baseadas na Declaração de Beirute e reafirmadas na Declaração de Montevideu do GCAP. Em Portugal, a mensagem política central é “Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio”, que tem foco nos temas:

* Prestação pública de contas, boa governação e cumprimento dos direitos humanos;
* Mais justiça no comércio internacional;
* Aumento em quantidade e qualidade da ajuda pública para o desenvolvimento (APD);
* Perdão da Dívida Externa dos países mais pobres;
* Obtenção e superação dos ODM;
* Luta contra as desigualdades e promoção da igualdade de género e oportunidades.

Actua!
Há muitas formas de poderes agir. As acções deverão representar uma mensagem relevante de luta contra a pobreza. Isto poderá incluir a leitura do manifesto, uma acção de rua, a preparação de uma tertúlia ou debate sobre o tema... há opções para todos os que queiram participar.

JUNTA-TE A UM EVENTO JÁ AGENDADO:
O “Levanta-te” está a trabalhar com um largo número de parceiros nacionais e locais como: escolas, universidades, agrupamentos associativos locais, coros, clubes desportivos, grupos religiosos e empresas para organizar diversas acções.. Qualquer pessoa pode juntar-se individualmente a estes eventos ou encorajar um grupo ou organização aos quais pertençam a juntarem-se. Consulte a agenda aqui (em breve disponível).

ORGANIZA O TEU PRÓPRIO "LEVANTA-TE":
a) Escolhe a localização: pode ser um parque, praça pública, escola, universidade, centro comercial, átrio de entrada no edifício onde trabalhas, o teu local de trabalho ou até a tua casa.

b) Planeia um evento - um jantar, uma performance artística, uma exibição de um filme, uma tertúlia – ou insere-te num momento “Levanta-te” num evento já programado. Por exemplo: uma aula, um evento desportivo ou cultural, um concerto, entre outros. O momento “Levanta-te” pode ser antes ou depois do evento, ou durante o intervalo, criando uma pausa contra a pobreza e pelos ODM.

c) Inscreve o teu evento no site. Atenção: para que a tua acção seja considerada para a contagem final terás que voltar aqui ao site no final do teu evento e completar o registo com o número de acção que te será atribuído em Registo para Contagem Final.

d) Selecciona a pessoa responsável pelo evento: alguém da organização, um conhecido na comunidade ou mesmo uma figura pública pode ser convidada para conduzir o evento.

e) Divulgação: divulga o teu evento através de e-mails, cartas, posters e flyers. Na secção Todos os Materiais encontras uma série de materiais de apoio. Podes também informar a imprensa local e/ou nacional.

f) Se apropriado, convida membros das autoridades locais a participar.

Sofia Carvalho

É duro ser Cristão!

Há uns anos atrás conheci um grupo de jovens que tinha um passatempo formidável, tão viciante que fui, desde o primeiro instante, contagiado. Esse passatempo era o UNO, o mais que conhecido jogo de cartas.
Pois bem, alguns anos passados e o vício de então ainda não me deixou e a prova disso foi, há uns tempos atrás, ter encontrado alguém tão ou mais viciado que eu… mas num UNO muito mas muito mais “interessante”.
“Conheces o UNO? Pois apresento-te o UNO cristão!” Disseram-me.
Se o bichinho do UNO ainda estava a remoer cá por dentro então a ideia de juntar o jogo de cartas ao universo cristão levou-me a aceitar lançar-me ao jogo, no mínimo por curiosidade (pois, pois…).
A ideia não podia ter sido mais bem conseguida, pegar num jogo extremamente conhecido (já mencionei viciante?), adaptar algumas regras ao universo da fé, ilustrar as cartas com figuras bíblicas com um “je ne sais pas quoi” de super-heróis e… o sucesso é garantido!
A adaptação às regras é fácil e rápida, o jogo é entusiasmante (não sei se já disse viciante) e, a meio de uma partida mais puxada, a conclusão foi unânime, ser cristão é duro!!!
Se Jesus salva, a verdade é que, no jogo, ser cristão exige muita fé, confiança e destreza para nos livrarmos dos castigos que os adversários nos “oferecem gentilmente” entre um “desculpa mas tem de ser” e um sorriso sarcástico, se acham que a versão original do jogo é difícil, então vão ver que a versão cristã supera tudo. Será que sou o único a notar alguma semelhança com a realidade?
Sem querer fazer publicidade, deixem-se viciar (acho que já tinha dito isto) que vale a pena! O jogo tem o nome oficial de Super-Heróis na Bíblia e podem encontrá-lo AQUI.
Ah, e quero aqui deixar, desde já, o meu muito obrigado ao grupinho que me apresentou a esta mui cristã e eclesiástica versão do UNO. E para concluir, só tenho isto a dizer “UNO… euh, ALELUIA!”
 
Olly

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O 13º Dia



No mesmo dia em que assistimos ao encerrar das celebrações da aparição de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário divulga, em estreia mundial, o filme "O 13º Dia". Eis a Notícia publicada na página do Santuário:

"No próximo dia 13 de Outubro é apresentado em Fátima, em estreia mundial, o filme “The 13th Day” (“O 13.º Dia”).
O Santuário de Fátima acolhe o lançamento desta iniciativa particular, que será exibida no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI, pelas 21:00.
As entradas são livres e gratuitas.

Rodado em Inglês, o filme terá legendagem em Português.

O 13.º Dia é um filme independente de ficção baseado na história das aparições de Fátima, com especial destaque para o dia 13 de Outubro de 1917.
Após uma apresentação particular aos responsáveis do Santuário, a instituição reconhece neste filme “um grande valor”. “É um filme intenso e de sensibilidade apurada. Revela pesquisa, dedicação e está bem construído”.

Produzido pela “13th Day Films Ltd”, "O 13.º Dia" foi escrito e realizado por Ian e Dominic Higgins, produzido por Natasha Howes e tem Leo Hughes como produtor executivo.
A banda sonora é um original de Andrew Guthrie.

As filmagens decorreram em Portugal e em Inglaterra e o filme é anunciado como inovador em termos tecnológicos, nomeadamente ao nível dos efeitos especiais.

A sinopse antecipa que: “Num mundo dividido por perseguições, guerra e opressão, três crianças foram escolhidas para anunciar uma mensagem de esperança. Baseado nas memórias da irmã Lúcia e nas memórias de muitas testemunhas, “O 13.º Dia” dramatiza a incrível e verdadeira história dos três pastorinhos de Fátima, que presenciaram seis aparições da ‘Senhora do Céu’ entre Maio e Outubro de 1917, e que culminou num milagre final visto por milhares de pessoas”.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa"

CJovem

Fátima




Fátima atrai
Fátima acolhe
Fátima congrega
É a força da fé a inundar de luz o Santuário, purificando a alma, fortificando o corpo, ...
E os lenços brancos, a abanicar, quase gelatinosos, num recinto preenchido por tantos pés fatigados, mas peregrinos. Sempre peregrinos. Por dentro e por fora. De cores, culturas, regiões, países, continentes.
Peregrinos, cidadãos do mundo.... filhos do mesmo Deus, pela mão de Maria, mãe, discípula e missionária, que agradece o carinho e a ternura da despedida.
Lenços brancos, síntese de todas as cores, de calma e de paz , de unidade e inocência, de alegria e plenitude.
Lenços que, por serem brancos, reflectem mais a luz, a do sol e, agora, caro irmão, também a de Deus.
Não vamos sós, desamparados. Maria acompanha, ajuda a desimpedir o caminho.
Entremos todos na escola de Maria. Ela é mestra inigualável. "Senhor, faça-se em mim, segundo a tua Palavra".
Peregrinamos com Maria, a palmilhar outros quilómetros, os da vida.
Todo teu, Maria. Totus tuus, Maria

Assim é Fátima, uma vez mais, altar de todos os peregrinos sedentos de plenitude, sedentos de Deus.

Hoje, dia 13 de Outubro de 2009, mês do Rosário e das Missões.

Texto: A. Brás
Foto: Carlos Matias

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

783

Outubro, mês das Missões! A altura mais indicada para que as Obras Missionárias Pontifícias publiquem um relatório com o número de missionários portugueses espalhados pelo mundo.

São, no total, 783 missionários (leigos e consagrados).

Aqui vos deixamos um pequeno excerto do artigo publicado na Agência Ecclesia:

"Segundo o relatório enviado à Agência ECCLESIA, os missionários são na sua maioria mulheres - 439 mulheres e 284 homens.


África é o continente que mais recebe missionários. Ao todo encontram-se 355 missionários no continente africano – 165 homens e 190 mulheres. Dentro deste, Moçambique destaca-se: em 2009 acolheu 79 missionários e 81 missionárias.

Angola surge em segundo lugar como país de acolhimento – 39 homens e 69 mulheres.

No fundo da tabela africana encontra-se a Tanzânia que recebeu um missionário e o Burkina Faso, a Costa do Marfim, o Mali, Marrocos, Zâmbia com uma missionária respectivamente.

O continente americano é o segundo a receber mais missionários, num total de 64. O Brasil é o país eleito, com 50 no total, em 2009.

Já entre as missionárias, o segundo continente com maior acolhimento é a Europa, num total de 118. Itália está na linha da frente do acolhimento com 35 missionárias.

A Ásia é o continente que menos recebe missionários, sejam homens ou mulheres. Em 2009, este continente recebeu 26 missionários e 28 missionárias. Aqui destacam-se o Japão, Filipinas e Índia com práticas de acolhimento.

Leigos Ad gentes
Também entre os leigos, África é o continente de destino com maior número de voluntários missionários. Num total de 60, 48 leigos foram missionários em África.

Moçambique acolheu 28 leigos voluntários, logo seguido de Angola, com 10. São Tomé e Príncipe recebeu sete leigos, Cabo Verde dois e a República Centro Africana recebeu um.

A Ásia é o segundo país a acolher mais voluntários missionários. Timor acolheu cinco, Taiwan acolheu um voluntário tal como a Tailândia.

O continente sul americano surge em último apenas com cinco leigos a trabalhar no Brasil."

in Agência Ecclesia

CJovem

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Paz a Barack Obama (actualizado)

É o 44º presidente da nação mais poderosa do mundo, é afro-americano, é Barack Obama.
Deste modo comecei um artigo que escrevi a 21 de Janeiro, logo após a eleição de Obama. Pode ser lido AQUI.

Na altura, eu estava tomado por um entusiasmo quase infantil, motivado na promessa de quem vê inaugurados novos horizontes de esperança, num mundo onde esta virtude tem sido escassa.

O discurso de tomada de posse de Obama inaugurava tempos novos. Sublinho estas palavras: "Neste dia, unimo-nos porque escolhemos a esperança e não o medo, a unidade de objectivo e não o conflito e a discórdia."
E estas outras: "Aos povos das nações mais pobres, prometemos cooperar convosco para que os vossos campos floresçam e as vossas águas corram limpas; para dar alimento aos corpos famintos e aos espíritos sedentos de saber. E às nações, como a nossa, que gozam de relativa riqueza, dizemos que não podemos mais mostrar indiferença perante o sofrimento fora das nossas fronteiras; nem podemos consumir os recursos do mundo sem prestar atenção aos seus efeitos. Porque o mundo mudou, e devemos mudar com ele."

Pois bem, a encerrar a semana da atribuição dos prémios Nobel, o Comité Nobel atribui o Nobel da Paz a Barack Obama.

Justificando a escolha do premiado, o presidente do comité,
Thorbjoern Jagland, diz que Obama recebe o Prémio "pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre povos". E sublinha: "O comité deu muita importância à visão e aos esforços de Obama com vista a um mundo sem armas nucleares", acrescentando que "Só muito raramente uma pessoa conseguiu como Obama capturar a atenção do mundo e dar às pessoas esperança para um futuro melhor". Além disso, afirmou, “a diplomacia [de Obama] é fundada no conceito de que aqueles que lideram o mundo têm de o fazer tendo por base valores e atitudes que são partilhados pela maioria da população mundial”.

Ainda nem se completou um ano após a sua eleição e já recebe o prémio dos prémios. Foi uma surpresa para muitos. E, talvez, também para ti.

A pergunta impõe-se: Será que Obama merece o Nobel? Fez coisas suficientes que justifiquem esta atribuição?


Aqui está o mote para o novo inquérito do CJovem:

Estás de acordo com a atribuição do Nobel da Paz a Barack Obama?
Sim
Não

E, agora, vai lá e vota; volta aqui e comenta. E vice-versa!
__________________________________________________

E os resultados da sondagem ditaram os seguintes números:

Estás de acordo com a atribuição do Nobel da Paz a Barack Obama?

Não 52% (12 votos)
Sim 47% (11 votos)

Votos apurados: 23

A. Brás


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Também eu gostava de ser "maluco"!

Quando falamos em "malucos", lembramo-nos daqueles que não estão bem da cabeça, como dizemos frequentemente. Na realidade são pessoas com problema mentais graves mas que vivem no meio de nós, são pessoas iguais a nós e que devemos respeitar e que por vezes, como hoje, nos dá grandes lições!
Sempre ouvi dizer que cada terra tem o seu "maluco"... Eu hoje encontrei o da minha!
O cenário parece ser sempre o mesmo: o carro e o retrovisor!
Percorria uma das estradas do Porto, procurando um lugar de estacionamento que é uma missão titânica pois encontrar lugares vazios é quase como encontrar bruxas: não as vemos mas existir existem...
Avistei esta pessoa que percorria a forte passada, olhando para o chão e baixando-se, apanhava sempre qualquer coisa. Tinha perturbações evidentes quer pela forma como procurava qualquer coisa no chão, quer pela velocidade com que o fazia.
Qual foi o pensamento imediato? É um drogadito que procura pontas de cigarro... Pelo aspecto, pela face carregada, pelas roupas...
Continuei a aproximar-me e afinal o cenário já era diferente: parecia que estava a apanhar maços de cigarros vazios pois tinha um monte de papelada nas mãos entre a qual estavam vários maços.
Qual foi o pensamento imediato? Afinal é um pobre desgraçado que está a recolher a prata dos maços de tabaco para ir vender e assim fazer algum dinheiro...
Passei por ele e vi que se agarrava a um monte de lixo, agarrava-se de tal forma que parecia que agarrava a vida... Ele parecia passar despercebido por todos aqueles que cruzavam com ele no passeio. Uma pessoa normal a fazer algo normal...
Percorri o olhar no retrovisor para ver se continuaria a baixar-se e a apanhar lixo. Baixou-se uma vez mais, sempre de passo acelerado. Vi-o a colocar tudo o que abraçava num caixote do lixo...
Sorri...

Qual foi o meu pensamento imediato?

Também eu gostava de ser "maluco"!

Copi, Lmc

Herta Müller e o universo dos desprotegidos

Herta Müller, escritora, poetisa e ensaísta alemã, mas de origem romena, foi a escolhida pela Academia sueca, para o Prémio Nobel da Literatura 2009, hoje atribuído.

Nascida na Roménia em 1953, integrou um grupo de jovens escritores idealistas que lutavam contra a opressão comunista, pela liberdade de expressão. Recusou-se, na fábrica onde tabalhava, a cooperar com a polícia secreta. Foi perseguida pelas suas criticas públicas à mentalidade fascista, à corrupção e à intolerância que minava todo o sistema politico e social. Abandonou este país, em 1987, juntamente com o marido, também escritor, partindo rumo à Alemanha. Herta levava consigo uma profunda insatisfação por lhe ser impedida a publicação dos seus trabalhos, muito críticos para com o regime totalitário de Ceaucescu. H. Muller foi uma resistente contra a policia política da Roménia comunista.

A Academia justifica a escolha do premiado afirmando que Herta Müller consegue, "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desprotegidos".

“O Homem é um grande faisão sobre a terra” (Cotovia) e “A terra das ameixas verdes” (Difel) são os títulos de dois dos seus livros já publicados em Portugal.

Há muitas maneiras de dar voz às minorias, aos injustiçados, aos sem voz. Neste sentido, a literatura pode ser uma arma, porque é muito mais que técnica literária, mas uma literatura empenhada com os direitos humanos fundamentais.

A. Brás

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Onde mora Deus?


O grande rabino Yitzhak Meir, quando ainda estudava as tradições do seu povo, ouviu um dos seus amigos dizer, em tom de brincadeira:

Dou-te uma moeda se me conseguires dizer onde mora Deus”.

E eu dou-te duas moedas, se me disseres onde Deus não mora” – respondeu Meir.

Paulo Coelho

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Solo le pido a Dios

Seria injusto não lhe fazer uma referência. Falo de Mercedes Sosa, que morreu no último domingo, dia 4. Para muitos talvez seja uma desconhecida, para os argentinos era considerada a melhor cantora da sua história. Foi uma grande mulher. Grande com todas as letras. Sendo argentina, foi cidadã do mundo, pois a sua mensagem, as suas causas de luta e, sobretudo, a sua música, com letras profundas e proféticas, rompeu fronteiras, derrubou muros. 'Negra' Sosa, que realizou frequentes digressões internacionais, antes de ficar doente, é um monumento à liberdade, à vida, à luta pelas causas pelas quais vale a pena lutar.
Obrigado Mercedes Sosa. Que este mundo que vai perdendo os grandes ideais, amplie a voz da tua profecia, continue a dar voz à liberdade e à justiça, e não perca a capacidade de gerar novas mulheres de fibra como tu.
‘Gracias a la vida’ e 'Solo le Pido a Dios’, são duas das músicas que mais gosto e que mais tenho cantarolado ao longo dos anos, desde que tomei contacto com as suas canções. E é esta última que quero partilhar com vocês, acompanhado de umas imagens que nos fazem reflectir sobre o nosso mundo.

A. Brás



Solo Le Pido A Dios
Mercedes Sosa

Sólo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente,
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacío y solo sin haber hecho lo suficiente.

Sólo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente,
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte.

Sólo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.

Sólo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos,
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente.

Sólo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado está el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente.

sábado, 3 de outubro de 2009

A familia como Deus a sonhou

Sonho a família como Deus a sonhou: verdadeiro santuário da vida, acolhedora por dentro e formadora de pessoas renovadas que fazem da cultura do dar uma verdadeira missão. Famílias que ao lado dos seus filhos, abrem as portas para acolherem ou adoptarem outros que não tiveram a alegria de uma situação familiar regular. Famílias de voluntários que oferecem anos de serviço impagável para a promoção de outras menos favorecidas. É um rico filão de experiências que permitem acreditar que outro modo de viver familiar é possível. Gera vida dentro da própria casa e é semente de valores humanos e espirituais na nossa sociedade.

Que os nossos casais entendam, Senhor, a beleza da unidade, sofrida e construída diariamente, e que nós os ajudemos a realizá-la e a defendê-la.


Continua a ler o comentário do P. Darci Vilarinho*
às leituras deste domingo, 27º do tempo comum, numa perspectiva missionária. AQUI

*P.Darci é Missionário da Consolata, da comunidade de Palmeira, Braga. Faz, semanalmente, o comentário litúrgico às leituras de domingo, em consolata.pt.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A grande alma em busca da verdade


O dia de hoje merece uma pequena chamada à atenção por dois motivos, ligados entre si:

Fosse ele vivo e celebraria hoje o seu 140º aniversário.
Estamos, claro, a falar de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma"). Fundador e influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

A sua demanda pacífica influenciou grandes nomes como Martin Luther King e Nelson Mandela e foi a data do seu nascimento que levou à instituição do Dia Internacional da Não-Violência (a segunda chamada de atenção deste artigo).

Fica aqui a esperança de que a não-violência (sob todas as formas possíveis e imaginárias) possa vir a fazer parte do dia-a-dia de todos nós.

CJovem

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ora e celebra o Mês das Missões


Começa o mês de Outubro. Para nós, católicos, mais que o 10º mês do calendário é um mês directamente vinculado à dimensão missionária da Igreja, sobretudo, devido ao Dia Mundial das Missões, celebrado este ano a 18 de Outubro.

Com o objectivo de ajudar os cristãos a viverem melhor a dimensão missionária da sua vivência cristã, os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), com o apoio da Comissão Episcopal de Missões e das Obras Missionária Pontifícias, preparam, desde há 12 anos, um itinerário de vida e de missão para as comunidades cristãs.

Mais conhecido como Guião Missionário, o de 2009 tem como tema “Missão: testemunho e serviço”. É um pequeno livro, de 80 páginas, que pode ser pedido directamente às Obras Missionárias Pontifícias, mas que já foi distribuído pelas Dioceses, paróquias e Institutos Missionários Ad gentes.

O Guião apresenta textos para cinco semanas, com Reflexões, a Vigília Missionária, as Meditações das Leituras Dominicais, o Rosário, a Via-Sacra e as Preces Diárias.

Este ano o Guião introduz alguns elementos novos: propostas para a aplicação das Conclusões do Congresso Missionário realizado em 2008, uma interpelação do Instrumento de Trabalho do II Sínodo Africano, um texto sobre as Alterações Climáticas e a Pobreza, uma reflexão sobre o Ano Sacerdotal que a Igreja está a celebrar.

Na página 4 são apresentados os objectivos específicos deste Guião que, por serem importantes, transcrevemos aqui.

FINALIDADE DESTE GUIÃO

1. Dinamizar o mês de Outubro através de reflexões, momentos de oração e celebrações de modo a torná-lo um mês especialmente dedicado à Missão.

2. Oferecer material de reflexão, oração e acção para o encontro semanal do grupo, movimento ou comunidade – escolher o dia e hora mais conveniente. É de toda a vantagem que a reflexão realizada e o compromisso assumido pelo grupo sejam partilhados com a comunidade paroquial no âmbito da Eucaristia dominical.

3. Orientar as comunidades para a participação activa na Vigília Missionária e na celebração do Dia Missionário Mundial.

4. Aprofundar o espírito e a prática da oração paroquial, comunitária, familiar e pessoal – com preocupações universais – nomeadamente através das «preces diárias».

5. Sensibilizar as comunidades eclesiais, no sentido de despertarem vocações consagradas e laicais para o serviço missionário universal.

6. Criar uma consciência viva de solidariedade, comunhão e cooperação entre as Igrejas, através de propostas de estilos de vida simples, seguindo critérios de sobriedade alegre e fraterna partilha de bens.

7. Motivar o conhecimento da realidade missionária de modo a descobrir o entusiasmo e vitalidade das jovens Igrejas assim como os valores das outras culturas.

8. Propor atitudes e gestos que levem a um maior espírito de abertura, diálogo, colaboração e compreensão entre as pessoas, grupos e comunidades.

9. Favorecer um maior conhecimento, colaboração, entreajuda e partilha entre os cristãos, comunidades, associações missionárias laicais, instituições missionárias diocesanas e institutos missionários.

10. Promover, na Igreja e na sociedade em geral, a participação activa em acções e campanhas que visem a dignidade de todas as pessoas, a solidariedade para com os mais pobres, excluídos e injustiçados, e a proposta de causas a favor da justiça e da paz entre pessoas, grupos e nações.

Não deixes passar o mês missionário em branco.

Faz AQUI o download do Guião deste ano.

CJovem