segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a cada 31 de Maio (deste 1988) o Dia Mundial sem Tabaco. Uma iniciativa que visa recordar-nos a todos dos malefícios que o tabaco pode provocar.
Este ano o público alvo são as mulheres.
Segundo a OMS, estas são as destinatárias das campanhas publicitárias das tabaqueiras pois estudos revelam que, em todo o mundo, 20% das mulheres são fumadoras [aqui]. Um número que tem tendência para aumentar e que implica problemas mais graves, tendo em conta que, através da gravidez, podem transmitir doenças ou mal-formações aos fetos.

domingo, 30 de maio de 2010

Jovens portugueses interessam-se pouco por política

Numa sondagem feita a 1.949 pessoas, dos 15 aos 65 anos, realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica Portuguesa em 2008, concluiu-se que na faixa etária entre os 18 e os 29 anos:

» 48,2% dos inquiridos afirma interessar-se ‘pouco’ pela política e 22,3 % não se interessa ‘nada’;

» 55,7% dos inquiridos lê a secção de política num jornal ‘menos do que uma vez por semana’ embora 44,1% veja notícias sobre o tema ‘todos os dias’ na TV;

» 26,1% dos inquiridos ‘não acerta’ quando responde à pergunta ‘Quem foi o primeiro presidente eleito depois do 25 de Abril?’;

» 52,1% dos inquiridos ‘não acerta’ quando responde ao ‘Número de Estados da União Europeia’;

» 49,7% dos inquiridos ‘vota sempre’ contra 17,5% que ‘nunca votam’.

inMUNDO UNIVERSITÁRIO

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vamos fazer o que ainda não foi feito

Acabei de ler e assinar a Petição online: «A Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180». Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.
Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos. A melhor maneira de o fazer é informar os teus amigos que ela existe. Incentiva-os a tomar uma posição.  Entra, lê o texto da petição (para saberes o que está realmente em causa), assina e divulga:
Para te ajudar a ter uma ideia do que se trata vê o vídeo de uma noticia do telejornal da RTP:
Se o país funcionasse, tendo em conta o número de deputados no Parlamento, estaríamos bem. Mas não! E eu, cidadão (sim, também sou cidadão!), me pergunto: porque é que um país tão pequeno precisa de um parlamento com 230 deputados (o máximo que a Constituição permite) quando poderia ter apenas 180 (o mínimo permitido pela Constituição)? Parece-me um exagero. E, em tempos de crise, como a que atravessamos agora, talvez "este corte de gordurinhas" possa ajudar a diminuir o défice do Estado. Afinal já seriam 40 deputados a menos. 
Ah! E que não sejam sempre os mesmos, os pobres, a pagar a crise. Afinal somos todos nós, com os nossos impostos, que pagamos os salários deles. E merecíamos ter melhores 'empregados'.
Entendo que a crise, quando chega, é para todos. A mudança está feita de pequenos gestos, e também depende de mim e de ti. Não queiras ser mero espectador do que acontece no nosso país e no mundo. Actua! E, agora, vai lá!
A. Brás

Na sua dimensão social e política, esta diaconia da caridade é própria dos leigos, chamados a promover organicamente o bem comum, a justiça e a configurar rectamente a vida social. Consta das vossas conclusões pastorais, resultantes de reflexões recentes, formar uma nova geração de líderes servidores.
(Bento XVI
, in Encontro com as organizações da Pastoral Social na Igreja, Igreja da SS.ma Trindade - Fátima, Quinta-feira, 13 de Maio de 2010)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Não é fé

Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus que passava, começou a gritar: «Jesus, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho. (Mc 10, 46-52)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Desculpas

As pessoas facilmente se desculpam para não fazerem aquilo que deviam. Mas nem todas são assim.
Alguns casos que provam o contrário:
Beethoven podia desculpar-se com a sua surdez para não compor, mas foi um grande músico.
Milton podia desculpar-se com a sua cegueira para não escrever poesia, mas foi um grande poeta.
Paulo de Tarso podia desculpar-se com o seu paludismo, mas quis continuar as suas viagens missionárias e foi um grande apóstolo.
Pasteur podia desculpar-se por ter meio lado do corpo quase paralisado, mas continuou a investigação  até descobrir as vacinas.
João Bosco podia desculpar-se com as contínuas dores de cabeça que o atormentavam, mas apesar disso dedicou-se totalmente aos jovens pobres e abandonados.
José Allamano podia desculpar-se da sua saúde frágil para não concretizar o seu sonho de ser missionário, mas não vacilou e fundou dois institutos missionários.
O Papa João XXIII podia desculpar-se com a idade (80 anos), mas apesar disso convocou o Concílio Vaticano II, para renovar profundamente a Igreja.
Muitos mais exemplos se conseguiriam encontrar. De facto, por vezes as pessoas parecem sofrer de uma estranha doença chamada "desculpite". Desculpam-se por tudo e por nada, pois não querem fazer esforço, temem o sacrifício, não assumem riscos.
Quem estará disposto a aceitar, hoje, grandes desafios?
CJovem
Texto adaptado de: Boas Noites, pequenas histórias para o espírito; de Pedrosa Ferreira

terça-feira, 25 de maio de 2010

Com Maria todos os dias

Após a iniciativa (ideia bem conseguida por parte dos Jesuítas) do passo-a-rezar, desta vez, foi a diocese do Porto quem lançou uma nova sugestão:
Rezar o terço, com Maria, através do computador. Seja por download (pc ou pda) ou online, agora não temos desculpa para não passarmos um momento de oração com Maria.

Mealhada vai ter loja social para pessoas carenciadas

A Mealhada vai ter uma loja social para abastecimento de pessoas carenciadas. O estabelecimento, que deverá abrir em breve na cidade, vai funcionar com artigos doados por particulares e entidades do concelho.

Com uma área total de cerca de 400 metros quadrados, que abrange a zona de atendimento ao público e de armazém, a loja social fica situada no centro da cidade e os clientes serão referenciados por instituições do concelho.

Para facilitar a “angariação” dos donativos, a Câmara Municipal da Mealhada está a criar uma rede de pontos de entrega nas oito freguesias do concelho, que funcionará em coordenação com as instituições. “Podem ser entregues todos os bens, com excepção dos perecíveis”, afirmou o vereador Júlio Penetra, responsável pelo pelouro de Acção Social, que espera ter a loja a funcionar “ainda antes do Verão”.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Concerto Capaz de Ti

É já no próximo dia 5 de Junho que Claudine Pinheiro vai dar um concerto!!
Não é um concerto qualquer, de espectáculo, mas sim um concerto de Oração!
O Concerto será pelas 21h30, na Igreja do Bom Pastor, em Ermesinde e para participares neste evento só tens de disponibilizar "3 obras"! Os lucros concerto servirão para a angariação de fundos para obras na igreja.
Para quem não conhece Claudine, é ela quem interpreta as músicas da Irmã Glenda em Português.
E já agora, a própria Irmã Glenda vai estar em Barcelos, no dia 29 de Maio, em concerto também.

domingo, 23 de maio de 2010

Pentecostes

Vem Espírito Santo

Vem Espírito Santo
Abre as portas bloqueadas das nossas vidas
Sopra com força o pó que se acumula na fé enfezada dos baptizados
Aquece os corações frios e desinstala os pés adormecidos
Fecunda-nos com o pólen da Palavra e dispersa as cinzas da morte.

Vem Espírito Santo
Purifica a Igreja, liberta a verdade e a justiça, dá paz e unidade ao rebanho,
Traz-nos o fogo do amor abrasador e sem medida
Ajuda-nos a fazer do evangelho letra viva
Revela-nos a obra de Jesus, inacabada

Vem Espírito Santo
Consola os pobres, os desempregados, os excluídos,
Acolhe as vítimas de um sistema económico cego, do capital especulativo
Desmascara as ideologias sem verdade, as politicas com máscara
Inquieta a religião burguesa, da pastoral do lucro

Vem Espírito Santo
Vêm, entra nas escolas, nas Universidades
Enche de sopro criativo os professores, ilumina os alunos,
Entra nas bibliotecas e liberta o saber dos livros,
Devolve a primavera à juventude
Dá-lhe o sangue novo da irreverência

Vem Espírito Santo
Vem às nossas páginas WEB, aos nossos blogues, às redes sociais,
Afasta-os da tentação do anonimato, da superficialidade
Densifica-os, purifica-os, dá-lhes profundidade
Tonifica-os com aromas de autenticidade e de verdade.

Vem Espírito Santo
Faz que estejamos em ti e tu em nós
Enche-nos com os teus dons vivificantes
Ensina-nos a sermos missionários e discípulos de Jesus
Ámen

Albino Brás

terça-feira, 18 de maio de 2010

Jovens (também) fazem 'Festa da Fé'

Nos dias 21, 22 e 23 de Maio, a Diocese de Leiria-Fátima vai viver um Grande Encontro Diocesano, a «Festa da Fé: Rosto(s) da Igreja Diocesana». Decorrerá no centro da cidade de Leiria e, como o próprio nome indica, vai procurar revelar o rosto e os rostos da Diocese, na variedade das suas comunidades, movimentos, grupos e serviços, e da sua vitalidade.
Os jovens não foram esquecidos. Há eventos especialmente dirigidos à juventude. Destacamos:
Festival da Canção Jovem - Dia 22 de Maio, às 16h00, na praça Paulo VI.
Concerto da Banda J - Dia 22 de Maio, às 23h00, na praça Paulo VI.
Shemá – Vigília de Oração para Jovens - Dia 23 de Maio, às 00h30 (a seguir ao concerto da Banda Jota), na Sé.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Irmãs Missionárias da Consolata – 100 anos de Missão no Mundo

Mais um sábado e mais uma vez os Jovens Missionários de Fátima juntaram-se para a sua reunião semanal do grupo e, para o encontro desta semana, foi convidada a Ir. Ignazia, das Irmãs Missionárias da Consolata, que nos levou numa “pequena viagem” pelas comunidades das irmãs missionárias da Consolata espalhadas pelo mundo para que, nós jovens, tomássemos consciência do trabalho que as irmãs desenvolvem ao serviço da Igreja e da sociedade.

domingo, 16 de maio de 2010

Da Ascenção à Missão

A festa da Ascenção do Senhor (Lucas 24, 46-53), que celebramos neste domingo, é mais do que um acontecimento na vida de Jesus e dos discípulos. É um virar de página.
Terminada a presença histórica de Jesus, passamos a viver o “tempo do Espírito”. Desinstala-nos! É a oportunidade para deixarmos a fé infantil, vivida à sombra do Jesus Histórico, e passarmos a viver, em profundidade, no mundo e no tempo, o Jesus da Fé.  Um convite e um desafio ao amadurecimento, à responsabilidade, ao testemunho da fé na vida quotidiana.

Como disse o Papa Bento XVI, numa das frases que nos deixou, na recente visita a Portugal: “Aquilo que fascina é sobretudo o encontro com pessoas crentes que, pela sua fé, atraem para a graça de Cristo dando testemunho dele”. 

A Missão é o campo imenso que se abre, num sopro do Espírito, no compromisso de vida. Fascinados por Cristo, fascinemos, hoje, aqui e agora… por Cristo, com Cristo e em Cristo.

A. Brás

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Eu estive com Bento XVI

O que eu guardei da Visita do Papa a Portugal

Terminou a Visita do Papa Bento XVI a Portugal. E a bola, agora, está do nosso lado, e está contigo, leitor do CJovem. Participaste, de formas muito diversas, nesta visita (estiveste em algum evento do Programa da Visita, em Lisboa, Fátima e Porto) ou, simplesmente, acompanhaste os passos de Bento XVI pela Internet e Media.
Esses Media ofereceram-nos centenas de notícias, milhares de fotos e vídeos. Tu mesmo te transformaste em jornalista anónimo, mas à tua maneira. E, aqui no CJovem, vais ter voz e vez (aliás, sempre tiveste!) para partilhar tudo.
A dinâmica é a seguinte: Imagina que tens que explicar a um jovem que esteve, nestes dias, longe de tudo o que gera informação e comunicação, ou seja, que ficou offline durante a visita do Papa. Como lhe transmitirias o que aconteceu entre 11 e 14 de Maio, através da tua experiência, do que captaste, do que entendeste (e do  que te custou entender), do que analisaste
Não queremos que nos digas o que viste, ouviste e leste nos Meios de Comunicação Social. Diz-nos o que te passou pelos sentidos e pelas emoções, o que te falou à razão e ao coração. O que iluminou, interpelou ou questionou a tua . O que te moveu e comoveu. O que correspondeu (ou não) às tuas expectativas. Das palavras do Papa quais, em especial, te interpelaram a ti e constituem um desafio para os jovens. Que pensamento ou frase te tocou e queres partilhar com esse jovem que ficou offline. Força! 
Não é preciso nada de muito elaborado. Bastam umas palavras na caixa de comentários deste post. Força.


Fotos: A. Brás e Olly
Montagem Vídeo: Olly

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Eu vou estar com Bento XVI

Apesar de a nossa sondagem indicar que são muitos aqueles que não vão (ou não podem, queremos nós acreditar) estar junto do Papa fisicamente, há muitas formas de estar em contacto com ele.
Para todos aqueles que não podem estar com Bento XVI, podem segui-lo através do sítio da Rádio Renascença que transmite, sempre que possível, imagens do que está a decorrer. 
A todos os outros, que vão estar junto de Sua Santidade, o desejo que este seja um momento espiritual único e que nos contem as suas experiências. Podem mesmo enviar as vossas fotos, para o mail do CJovem, do vosso "Momento com o Papa". (Estas serão depois publicadas em slideshow).
CJovem

Missão com Sabor temperado com ritmo, animação e sucesso q.b.

No passado sábado, dia 8, realizou-se a segunda edição do "Missão com Sabor", evento organizado pelos alunos da Escola de Formação Missionária (EFM).
Foram cerca de 150, os convidados que aderiram a este jantar missionário, cujos lucros revertem a favor das campanhas do Instituto Missionário da Consolata; nomeadamente o projecto de Sanza-Tanzânia (no seguimento da experiência missionária que alguns alunos lá fizeram o ano passado) e o projecto de Empada, Guiné-Bissau, a campanha deste ano de 2010.

terça-feira, 11 de maio de 2010

O Papa está com os jovens

Os jovens 'fizeram barulho' e Bento XVI veio à janela junto da Nunciatura Apostólica, dirigir umas palavras aos jovens que, ali mesmo, lhe faziam uma serenata, com orações e cânticos. E não foi apenas para pedir que o deixassem dormir, não!
Entre outras palavras, o Papa referiu: "Gostei da participação viva e numerosa dos jovens na eucaristia desta tarde no Terreiro do Paço, dando provas da sua fé e vontade de construir o futuro sobre o Evangelho de Jesus Cristo"

Seja bem-vindo Santo Padre!

O CJovem une-se à voz de todos os seus leitores e dá-lhe as boas vindas a Portugal.
E acreditamos - Sim! Eu acredito! - que a visita do sucessor de Pedro a Portugal, às cidades de Lisboa, Fátima e Porto, vai deixar uma mensagem marcante, de fé, de esperança, de incentivo para o povo português e, especialmente, para os jovens deste país em crise.

O Papa que já usa plenamente a Internet, e que nos tem desafiado ao uso das redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube,...), ao serviço da mensagem do Evangelho, acreditamos que sintonizará com  os jovens, para que eles sintonizem, assim, melhor com a Igreja.
"Contigo caminhamos na Esperança, Sabedoria e Missão".

A sua visita enche-nos de alegria. Estaremos abertos e solícitos à sua mensagem. Não receie chamar-nos à razão e, sobretudo, falar-nos ao coração.
Bem- vindo!

CJovem

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bento XVI: "... a alegria de deslocar-me a Portugal"


Bento XVI referiu-se este Domingo à “alegria” que sente por causa da sua próxima viagem a Portugal, num encontro com peregrinos de todo o mundo, no Vaticano.

Bento XVI: Uma onda de expectativas

A sondagem que o CJovem colocou acerca da onda de expectativas revelou um resultado surpreendente, ou talvez nem tanto assim, dirão alguns.

Como avalias a preparação e a ONDA DE EXPECTATIVA que vem sendo criada a propósito da vinda do Papa Bento XVI a Portugal?
Exagerada: É muito Show Off50%(13 votos)
Adequada: É um momento espiritual único30%(8 votos)
Adequada: Afinal, é o Papa que vem até nós11%(3 votos)
Exagerada… comparando com o pouco dinamismo da Igreja além destes momentos7%(2 votos)
Votos apurados: 26

Na vossa opinião, estes resultados reflectem mesmo o que, de momento, se passa em Portugal?
Podem, agora, justificar o vosso voto ou, simplesmente, fundamentar a vossa opinião sobre os meandros deste acontecimento.

CJovem

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A caminho de Santiago

Caminho de Santiago
São 200 Km de distância e outros 200 motivos para estar lá. E com quem farás esta caminhada?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MAY FEELINGS


Estamos no Ano Sacerdotal.
Em Maio, mês de Maria, faz a tua oração do Terço pelos sacerdotes. Eles rezam por ti.
Nós sabemos que não estamos sós. Agora eles têm que saber que também não estão sós.

CJovem

O menino que matou a sede a meio milhão de africanos

Protagonista: Ryan Hreljac
Local: Kemptville (Ontario), Canadá
Ryan Hreljac tinha apenas 6 anos quando decidiu colocar em ordem o seu pequeno mundo. Se tinha acesso a água potável com um simples gesto de abrir uma torneira, por que razão as crianças do outro lado do planeta não poderiam fazer o mesmo?
Foi a partir desta ideia que Ryan conseguiu criar e presidir, hoje com 17 anos, a uma das maiores ONG a nível mundial. A Ryan's Well conseguiu fornecer, de forma sustentável, água potável a mais de 500.000 pessoas.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jovens cheios de projectos para a vida

Muitas vezes, os meios de comunicação anunciam que os jovens já não sonham, já não sabem projectar a vida, iludem-se muito facilmente com propostas sem sentido; desejam e esperam uma vida sem sacrifícios.  

Mas há quem não pense assim. Jovens, alunos do 12º ano do Colégio Santa Doroteia, em Lisboa, afirmam que isto não é verdade. Segundo eles, os jovens continuam a sonhar e a amar a vida, apesar das turbulências e das afirmações negativas por parte da sociedade. Eles continuam atentos às questões referentes à vida e a agir no mundo.

Rezar com Bento XVI

A uma semana da visita do Papa Bento XVI, é-te dada a oportunidade de rezar, diariamente, com  Bento XVI.
O sítio passo-a-rezar disponibiliza, como já nos habituou, orações que podes descarregar e ouvir diariamente.
Esta semana (a partir de hoje) rezarás com Bento XVI. A semana que vem, durante a visita papal, os momentos de oração estarão a cargo do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo (que vai rezar a 10 e 11 de Maio), D. António Marto (a 12 de Maio, dia da chegada de Bento XVI a Fátima) e por fim, D. Manuel Clemente (nos dias 13 e 14 de Maio).
É uma forma de, estando longe, poderes acompanhar a visita do pontífice a Portugal, "estando com ele" em Lisboa, Fátima e Porto.

CJovem

segunda-feira, 3 de maio de 2010

2680 jovens não deixaram Santuário de Fátima dormir

2680 jovens não deixaram o Santuário de Fátima dormir na noite de 1 para 2 de Maio. Uma «Directa com Maria» tomou conta deste santuário mariano num momento de “grande sinergia” entre o jovens, a pastoral juvenil e o Santuário de Fátima.

Mensagem em garrafa recebida 33 anos depois

Esta história real é noticiada na versão online do jornal The Sun.
 Há 33 anos um rapaz belga passava férias no barco do seu pai, algures entre os Açores e a Inglaterra, e decidiu lançar uma garrafa ao mar. Escreveu algo assim:
"Sou um rapaz de 14 anos e vivo na Bélgica. Não sei se és uma criança, uma mulher ou um homem. Navego num barco de 18 metros, que se chama Damaris. Ao mesmo tempo que escrevo esta carta, acabámos por passar por Portland Bill, na costa Sul de Inglaterra. Partimos esta manhã"

domingo, 2 de maio de 2010

Sorria! Está a ser reconhecido.

«Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros». (João, 13, 34-35)  
Eis um pequeno texto do evangelho, igualmente curto, deste V domingo da Páscoa. E uma descoberta: Jesus deixa-nos uma herança inmaterial, um mandamento novo: o Amor, que se quer recíproco. Jesus diz: “que vos ameis uns aos outros”, e não “que vos amasseis uns aos outros”! A nossa Missão, recebida de Jesus:, é a de difundir o amor que dele recebemos, começando por nos amarmos reciprocamente; prenhando o mundo com o amor de Cristo, de modo a que não fique no coração de cada homem espaço para o ódio e para o rancor.
É verdade que muitos ainda não entendemos o sentido profundo deste novo mandamento de Jesus. E a prova de que ainda não conseguimos captar o compromisso de vida e de empenho deste desafio de Jesus está neste mundo, ainda tão cru na vivência real e plena desse Amor. E a receita é tão simples: para viver o mandamento novo basta … amar. Amar como Ele nos amou, num amor que doeu, e muito, na cruz… numa vida doada por Amor. Cristo Ressuscitado (a morte não teve a última palavra!)  faz-se presente como Pão vivo, que alimenta, que dá vida. 
«Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros». 
Será que quem está diariamente comigo, contigo, será capaz de perceber que se sente amado como Jesus ama?
Esforcemo-nos para que, por meio do testemunho quotidiano, sejamos reconhecidos como discípulos de Jesus. Não só na Igreja, na catequese, no grupo de jovens, mas também na escola, na Universidade, nos sms que envio, nas redes sociais que frequento.
Que a nossa vida seja uma contínua conjugação do verbo amar. Hoje, aqui e agora, nos vários ambientes em que nos movemos diariamente? Só assim seremos reconhecidos como discípulos do Cristo, do Mestre na arte de amar, sem medida.
Sorria!... Está a ser reconhecido... como discípulo de Jesus.

Albino Brás

sábado, 1 de maio de 2010

Os Jovens e o Dia do Trabalhador

Os jovens trabalhadores, as novas gerações, são seres humanos com dignidade e têm direito a uma vida melhor, não podem ser peças descartáveis ao sabor do lucro. A Europa não pode correr o risco de perder todo o potencial dos jovens trabalhadores. É urgente inverter esta realidade que “desperdiça” a juventude. Os jovens precisam de oportunidades de autonomia, emancipação e capacitação, para que o desenvolvimento e o crescimento das sociedades estejam garantidos.
Neste contexto, a luta por um trabalho digno, de qualidade e com direitos é essencial, para que se possa construir uma Europa mais justa e mais solidária para todos. Cada jovem trabalhador deve tomar consciência da sua dignidade e da importância que tem preservá-la. Contestar de forma individual, não é a melhor solução. É importante a mobilização dos colegas de trabalho para a luta que é para o bem de todos.
São apenas dois parágrafos tirados da Mensagem dos Movimentos Europeus da Juventude Operária Católica (JOC) a propósito deste dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Isto é contigo! Vale a pena ler toda a mensagem.