sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Jovens voltam da Tanzânia: «Foi bom conhecer uma cultura diferente da nossa»

Cansados da longa viagem, mas plenamente satisfeitos com a experiência missionária que realizaram durante um mês na Tanzânia onde foram realizar um campo de trabalho, regressaram da Tanzânia os seis jovens portugueses.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

20 anos de «A Missão é simpática» em livro

Os Missionários da Consolata convidam-te para o lançamento do livro «A Missão é Simpática» do padre Norberto Louro. Aparece!

27 de agosto às 21h00 - Salão Paroquial de Mação
30 de agosto às 20h30 - Cafetaria/Galeria Municipal de Proença-a-Nova
3 de setembro às 21h00 - Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima

Sobre o livro:
O autor descreve a missão direta entre povos de outras culturas com outros ritmos de vida e de outras maneiras de sentir e celebrar a alegria e o luto.

Visita a Auschwitz: «foi um grande choque»

A visita ao campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, após a participação na peregrinação anual ao Santuário da Virgem Negra de Czestochowa, comoveu e chocou os jovens portugueses, ligados ao Instituto Missionário da Consolata. Depois da visita, João Raposo, de 20 anos, admitiu que «sozinho não iria visitar» aquele local. «Custou falar. Parecia que não tinha vontade de conversar. Senti-me mal», explicou o jovem de Queluz.

sábado, 17 de agosto de 2013

Jovens põem conhecimentos ao serviço de povos africanos

Nove jovens, ligados aos Missionários da Consolata, e um animador, estão na Costa do Marfim, para conhecerem as missões onde se pretendem construir escolas para combater o alto índice de analfabetismo, e para estabelecerem pontes para futuros intercâmbios com os jovens marfinenses. Os voluntários portugueses, que estão a passar umas férias diferentes, são quase todos estudantes, de áreas muito distintas.

Catarina Ciríaco é uma das participantes. Com 21 anos, está em África pela primeira vez, a realizar um sonho que já tinha «há bastantes anos». Residente em Paço de Arcos, Oeiras, a jovem é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, e já realizou várias experiências de voluntariado. «Em gestão de recursos humanos, a minha área, o foco essencial é gerir pessoas. Nesse sentido, posso contribuir gerindo recursos materiais, assim como as pessoas, que também precisam de ser geridas e motivadas para fazer o bem», explicou.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Campo de férias missionário: «Alegria não nos falta»

Na Polónia, nove jovens portugueses, ligados ao Instituto Missionário da Consolata, participaram na peregrinação anual ao Santuário da Virgem Negra de Czestochowa. Raquel Gonçalves, de 20 anos, foi uma das peregrinas. Para a jovem do Porto, a primeira parte da caminhada de dez dias «foi muito desgastante». «Andámos cerca de duas horas ou mais sem parar sobre um forte calor. Como a maioria de nós não tinha preparação, foi ainda mais difícil», explicou.

Contudo, Raquel Gonçalves admitiu ter ficado surpreendida com a «generosidade» das pessoas, que ofereciam «água e comida». «Algumas até punham as mangueiras do lado de fora da casa para nos podermos refrescar, e vinham para fora das suas habitações para nos ver passar e dizer adeus», acrescentou. Apesar do início da caminhada ter sido cansativo, dias depois, os jovens portugueses começaram a «entrar na rotina», disse Cláudia Duarte, de 21 anos.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Um campo de férias onde «ninguém se vai aborrecer»

Os Missionários da Consolata -  que este ano completam 70 anos de presença em Portugal - pretendem continuar a animar e dinamizar voluntários para projetos de missão tanto no país de origem como em terras de Missão além-fronteiras.

Insere-se nesta dinâmica a iniciativa de um período de férias solidárias de um grupo de nove jovens portugueses que partiu para a Costa do Marfim no dia 10 de agosto. O grupo dos nove voluntários, nas palavras do animador missionário da Consolata, Maurício Guevara, «é muito variado, rico de experiências, maduro, muito preparado não só a nível intelectual, como a nível pessoal, espiritual e com muita abertura para o que vão encontrar lá».

TANZÂNIA: «Vislumbrámos o incrível Monte Kilimanjaro»

«É de assinalar a riqueza e novidade constantes desta experiência. O povo tanzaniano tem uma cultura muito própria».

«Após uma longa e cansativa viagem, finalmente chegámos ao nosso destino final: a missão do Ubungo, nos arredores de Dar es Salaam. Durante a primeira semana fomos apresentados a toda a comunidade do Ubungo e ao kigango de Baruti. Não podemos deixar de referir a simpatia e o carinho demonstrados por toda a gente, nem os inúmeros convites que recebemos para nos encontrarmos com várias famílias.

Para além disso, durante este período, concluímos a lavagem das paredes das salas a recuperar. Já na segunda semana, viajamos até Moshi, terra natal do padre Tesha. Aproveitámos para conhecer a região e participámos na sua missa nova, à qual se seguiu uma grandiosa festa.

Na véspera do regresso ao Ubungo, fomos ainda privilegiados com um delicioso almoço na casa dos pais do padre Tesha. Nesse dia, após vários de chuva, frio, nevoeiro e lama, abriu-se o sol e vislumbrámos o incrível Monte Kilimanjaro.

De regresso ao Ubungo, reinstalamo-nos e reintegramo-nos na dinâmica da missão. É justo mencionar a disponibilidade e simpatia demonstradas pelo padre Casimiro e pelas restantes pessoas da missão. Por fim, é de assinalar a riqueza e novidade constantes desta experiência. O povo tanzaniano tem uma cultura muito própria, em quase tudo diferente, que nos tem maravilhado e desafiado a cada dia».

domingo, 11 de agosto de 2013

Costa de Marfim: “Chegamos bem, tamos na Missão!”





Já chegou a Costa de Marfim o grupo de jovens ligado aos Missionários da Consolata, que partiu na tarde do passado sábado, 10 de Agosto, do aeroporto de Lisboa rumo a este país africano. «Chegámos bem, tamos na missão. Abraço», assim reza o sms enviado por Maurício Guevara, o sacerdote missionário que acompanha e anima este grupo.

Formado pelo animador e mais nove jovens, este grupo é na sua maioria da área de Lisboa, e é composto por universitários, da medicina às áreas sociais e culturais, quase todos com o curso completo. Já no terreno o grupo vai-se dividir em dois, para fazer a experiência em duas missões situadas no norte da Costa de Marfim: Marandallah e Dianra. Ali, cada grupo fará a sua experiência missionária. Mais tarde vão-se reencontrar. Ali permanecerão durante um mês para uma experiência missionária, em contacto direto com realidades de Missão.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Jovens portugueses em peregrinação na Polónia

O grupo de nove jovens que está na Polónia desde o dia 4 de julho, para participar na tradicional peregrinação dos universitários ao Santuário de Chestokowa, já iniciou a caminhada e deverá chegar ao local de culto no dia 14.

São mais de três mil jovens peregrinos que caminham rezando, cantando e refletindo sobre a fé. «Nunca tinha participado numa caminhada tão grande. Está a ser uma experiência belíssima», disse o padre João Batista Amâncio, missionário da Consolata e responsável pelo acompanhamento dos jovens portugueses.

A peregrinação tem o apoio dos bispos polacos e os peregrinos são ajudados pelos moradores das localidades por onde passa a romaria, que colocam comida e água nas estradas para que ninguém passe fome ou sede. «É uma experiência cansativa mas rica de significado. A dificuldade é entender  o polaco, mas pouco a pouco estamos nos integrando e entendendo a maneira de ser dos polacos», adiantou o sacerdote.